segunda-feira, 27 de abril de 2009

O Estranho Caso de Daniel Guliver


Os escritos abaixo são trechos do diário que pertenceu a Daniel Guliver. Foi encontrado em seu antigo apartamento, na cidade de São Paulo, por Isabela Birk, uma antiga namorada de Daniel. Isabela alegou que ele enlouqueceu sem motivos aparentes, num intervalo de três semanas.

[...]

11/06/1973

Hoje vi uma coisa estranha. É uma figura que não tem rosto, nem cabelo, nem nada. Só ficou me atormentando. Me fez gritar, ficar nervoso, e eu não pude fazer nada. Eu não sei quem, ou o que ele é. Só sei que apareceu pra mim, e foi o que me fez brigar com Isabela. Não consigo entender. Nunca brigamos, eu e Isabela, mas hoje isso tomou conta de mim, e não consegui me controlar.
_

14/06/1973

Apareceu de novo. Mas dessa vez ficou só por perto, como se estivesse analisando alguma coisa. Estava com um sobretudo preto, que cobria seu corpo magro, quase esquelético. Estranho de tudo é não ter rosto, isso me assusta.
_

18/06/1973

Fui demitido do trabalho, mas não tive culpa. Fiquei inconsciente por alguns minutos, e quando voltei à consciência, me vi segurando uma faca, com todos olhando desesperados pra mim. Larguei a faca imediatamente, e pedi desculpas várias e várias vezes. Mas o chefe me disse que não havia outra opção se não a de me demitir. E assim o fez. Não o culpo.
_

24/06/1973

Isabela está mais ausente do que nunca. Me disse que eu estava fora de mim, e que preciso de um tempo sozinho. Como é que só eu estou o vendo? Engraçado é que ninguém acredita, ninguém.

_

27/06/1973

Hoje foi desgastante. Me perdi de novo. Foi a mesma coisa, perdi a consciência, e quando voltei, me vi naquela cena estranha, onde eu estava segurando uma faca e todas as pessoas do restaurante estavam olhando desesperadas pra mim. Larguei a faca imediatamente e fiquei pedindo desculpas igual um idiota.
_

07/07/1973

Como eu já esperava, hoje ela me largou, a Isabela. Disse que eu precisava me tratar. Mas tudo bem, já fazia um tempo que a gente não parava de brigar, e além do mais, não tem mais como conviver assim. Acho que vou embora mesmo. Vai ser simples, rápido e frágil, sem surpresas e sem avisos.

[...]

Daniel Guliver foi encontrado morto em seu apartamento, na noite de 10 de Julho de 1973. Junto dele estava um diário e um livro de capa vermelha, totalmente em branco, que misteriosamente sumiu dos arquivos policiais depois de duas semanas do ocorrido.
Isabela o encontrou morto quando voltou ao apartamento para se desculpar de uma briga, que segundo ela, havia sido a causa do término do antigo namoro. Ela disse que finalmente o havia entendido, mas chegou muito tarde. Ele já estava morto.
Hoje, três semanas após a morte de Daniel, Isabela está internada em uma clínica de tratamento psicológico na cidade de São Paulo, devido á tendências extremas à tentativas de homicídio e agressões físicas. Além disso, ela alega ver constantemente uma figura sem rosto, que a atormenta e controla o seu corpo sem que ela possa fazer nada. Seu caso foi dado como suspeita de Esquizofrenia e/ou Psicose. Está em período de observação.

Outro fato importante: O mesmo livro de capa vermelha foi encontrado junto do cadáver de uma criança, no interior de Minas Gerais, no dia 28 de Julho de 1973. A única diferença é que no livro já haviam alguns escritos, e na capa continha o título "O Estranho Caso de Daniel Guliver". O autor era alguém com pseudônimo de "Morte".

Segue abaixo trechos do livro:

...

[...] eu teria que chamar a atenção de alguma forma. Daniel não era um rapaz comum, não tinha religião nem nada, e por isso não foi fácil convencê-lo através de sinais ou mensagens indiretas, como geralmente faço para avisar que estou chegando. Com ele eu tive que aparecer bem em sua frente, em forma física, pra ele ver que eu existo de verdade. E ainda assim ele não entendia por completo, aliás, acho que ele morreu sem saber o que eu queria. E isso era, de fato, avisar que estava na hora de bater as botas. De qualquer forma, após convencê-lo de tudo, esperei que ele mesmo se entregasse, através do suicídio, e assim o fez. Ele está aqui do meu lado agora, o Daniel, até tomamos uns drinques, fumamos uns cigarros e tudo mais. Expliquei a situação e ele até que não levou a mal, pois já estava de saco cheio de ter que viver no meio de um bocado de regras lá na Terra. Aqui não tem muita regra não, pois é a "última estação", daqui ninguém mais vai pra lugar nenhum. Meu próximo objetivo é resgatar sua namorada, Isabela, pois ele está sentindo muita saudade, e fica falando o tempo todo que tinha coisas pra resolver com ela, e blá blá blá. Isso me irrita. Vou tentar seguir a mesma estratégia com a garota, mas o problema é que todo mundo está em cima dela. Se der qualquer sinal de loucura, vão acabar a colocando em um hospício ou qualquer coisa assim, e aí a coisa complica. Com um bando de doutores a observando, não tem como ela se entregar, e também é contra as leis do universo tirar a vida de uma pessoa assim, sem mais nem menos. Consigo tirar só quando a pessoa está com alguma doença, ou já muito idoso. Mas de qualquer forma vou tentar, uma hora ou outra ela arranja um jeito de se entregar. [...]

[...] logo depois que Daniel se entregou, vim pra cá, e percebi que fiz a bela burrada de esquecer esse livro bem no lugar onde ele morreu. Mas tudo bem, ainda estava em branco, e ninguém desconfiou de nada. Depois de duas semanas voltei lá pra pegar, nos arquivos policiais, só pra dar o tempo de esquecerem um pouco a morte de Daniel. Agora, enfim, estou escrevendo uma história interessante. Já estava cansado de ter que ficar aturando esses casos idiotas de gente com doenças incuráveis, ou velhice, e etc. [...]

...

Informações extras:

O livro foi queimado e jogado no mar, por orientação da Igreja Católica.

Ainda não se sabe o motivo do livro ter sido encontrado no interior de Minas Gerais, mas provavelmente alguém o esqueceu ali.

18 comentários:

  1. Nossa, sinistro...
    Ela vem buscar todo mundo, mas cabe a cada um não se entregar a ela.
    Muito legal!
    AbraçO

    ResponderExcluir
  2. Por vezes quando estamos com a cabeça quente, temos tendências para cometer-mos algumas loucuras, em vez de nops tentar-mos acalmar!
    Mas esse senhor,já estava tão desinteressado por sua vida, que se entregou de uma forma fácil.
    Foi pena.
    Simplesmente fantástico.
    Amei o texto:DD

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Não, não é um livro! Mas um dia talvez eu desenvolva melhor essa história e faça um livro!

    ResponderExcluir
  4. A comparação é suspeita, mas me lembrou Stephen King. Um suspense digno de unhas roídas. Parabéns. Espero que desenvolva a história. Seria um ótimo escrito.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu sinceramente não esperava que fosse uma história assim, [depois do pedacinho que li ontem] me surpreendeu mais uma vez !

    e eu sempre me embriagando com seus textos.

    Sorte Lucas, sorte!

    ResponderExcluir
  6. Bom, MUITO bom...
    Quem bom que passei pro aqui.

    :)

    ResponderExcluir
  7. Huuum

    Prende a leitura do início ao fim...muito bom!

    Continue o caso...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Na maioria das vezes leio textos sempre sendo interrompida, paro, volto, leio outra vez para me achar, mas este não, nada me tirou dele, surpreendente, gostei demais.

    Obrigada pela visita, vou te linkar no meu blog também.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. No auge dos meus 15 ou 16 anos (não sei ao certo), tb vi no meu quarto, as 00h00m, em ponto, um ser com um manto preto, capuz, tb não vi rosto, só uma foice em sua mão, e não, não era pesadelo, era real. Perdi completamente os sentidos, não soube o que fazer, fiquei uns cinco minutos em estado de choque... e adormeci.

    (só sei que ele apereceu, pq eu dei brecha, passei o dia anterior pensando coisas ruins, bobagens de menina adolescente e talz... mas eu vi, mas foi só aquela vez, nunca mais apareceu pra mim, pq parei de abrir a mente para as coisas negativas, venci...)

    Bjos... gostei daki.
    Voltarei mais!

    ResponderExcluir
  10. Cara, vc escreve absurdamente bem!!
    Quando comecei a escrever o meu blog, tinha em mente postar algumas estórias que escrevia, mas tudo não passava de uma grande porcaria. Nunca cheguei perto de escrever alguma coisa desse nível, agora só escrevo algumas reflexões minhas.
    Parabéns, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Acabei de ler A sombra do vento, um livro cheio de suspense tbem, apaixonante.


    Vc é incrivel!


    Adorei aqui. Eu volto!


    Bjos de luz!

    ResponderExcluir
  12. Ow! Eu adoro esse som, legal q tbem tenha gostado.

    Sobre o livro a sombra do vento...Acabei hoje, então ainda estou super ligada em tudo, Julian Carax me fez chorar e rever algumas coisas q ainda nao tinha me ligado.

    Bjos de luz!

    ResponderExcluir
  13. 'Huum, parabéns, um conto muito bom!
    Gostei daqui.
    Vou adicioná-lo a minha lista de blogs também! ^^
    Beeijos. ;*

    ResponderExcluir
  14. Tomara que a Isabela não se entregue!
    Sua escrita tem o dom de poucas:prender o leitor até o fim!...

    Excelente texto, rapaz!...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. entre os meus favoritos, por enquanto

    ResponderExcluir