quinta-feira, 23 de abril de 2009

As Flores e a Solidão

É claro que se fosse pra escolher, não seria assim. Eu tinha amigos por lá, estava começando uma vida, uma carreira profissional, seja lá que droga isso for. O que eu quero dizer é que eu gostava de lá, e muito. Eu tinha até uma namorada. A gente quase não se via, mas acho que é bem melhor assim, e eu não sei o motivo. Ela sempre tinha as coisas dela, e eu as minhas, embora as minhas coisas fossem coisas idiotas como tentar escrever um livro, ou ficar sentado na grama tentando entender umas coisas impossíveis, como o fato de as formigas trabalharem tanto e nunca terem evoluído absolutamente nada. É bem curioso se for parar pra pensar. Mas como eu estava dizendo, também tinha muitos amigos por lá. Na verdade eram três, mas eu gostava muito deles, mesmo assim. Dois morreram num acidente de avião indo pra algum lugar que eu me esqueci, no ano passado. O outro morreu de overdose, quando a namorada o traiu. Mas isso são coisas passageiras, só muda o jeito de passar, que no caso deles foi a morte.
Por conta de alguns problemas, que eu não sei te dizer quais foram - A gente nunca sabe de nada -, eu tive que vim pra cá. É um lugar legalzinho, quando você leva em consideração que tem gente morando na África e morrendo de fome nesse exato momento. O segredo é nunca comparar com coisas melhores, estou aprendendo isso aos poucos. Quando eu acho que minha vida está ruim, olho pra um mendigo na rua, ou um cachorro de rua, e vejo que não tem tanta diferença, não. Então tento ir um pouco mais longe. Comparo com a vida que os escravos levavam a cem anos atrás, ou qualquer coisa assim. Até que conforta.
Sabe, no meio disso tudo, eu ainda consegui encontrar uma pessoa aqui, sim. Pra ser franco, não sei bem se é uma pessoa. O que eu sei é que ela senta todo dia no canto da minha cama, apenas pra ficar me olhando. Sempre coloca uma flor, toda manhã, no pote de manteiga vazio que fica em cima do meu criadomudo (Bom das flores é que elas não falam nada, não dão a entender, e muito menos desejam alguma coisa. São bonitas, simplesmente, por serem flores). A flor de ontem era amarela, e a de hoje, azul. Cada dia coloca uma de cor diferente, e eu não sei se é pra mudar a flor ou a cor, que por mim tanto faz, afinal, gosto das duas coisas.
Eu e ela, a gente não conversa, mas eu gosto de sua companhia mesmo assim. Com o tempo me acostumei com sua presença, e além do mais, ela me traz flores, de todas as cores, só pra me afastar dos problemas. Ela chega todo dia de manhã - é pontual - e vai embora só quando eu durmo. Sempre fica comigo em silêncio absoluto, analisando meu dia, como se estivesse estudando meu comportamento.
Eu nunca ouvi sua voz, nunca mesmo, mas o que eu acho é que ela simplesmente gosta de mim, embora nunca tivéssemos nos conhecido antes de eu ficar assim, sem ninguém. Ela apareceu sem motivo, e eu gostei, sempre gosto das coisas sem motivo, justamente por serem assim, sem ter que explicar. No final, é bem melhor não ter que explicar nada.
Nunca consigo apresentá-la a ninguém, e isso me deixa completamente confuso, porque ela não se despede quando foge de mim. Desaparece em questão de segundos, justamente quando alguém aparece por perto. Mas acho que ela não se despede porque sabe que vai voltar depois - e sempre volta. O que eu quero dizer, é que ela sempre fica do meu lado. Aconteça o que acontecer, ela sempre está aqui.
Um dia todo mundo brigou comigo, até as flores. Na verdade, até eu mesmo briguei comigo, mas ela não. Ficou bem aqui, quietinha, serena, só me olhando fixo a todo momento. Não houve conselhos, nem sermões, nem julgamento, nem nada. Ela ficou assim, calada, até eu mesmo perceber tudo e conseguir descobrir o caminho certo a se seguir. Talvez seja, assim, o melhor jeito de se ajudar, ou seja, deixando como está. O que eu sei é que a cada dia que passa, gosto mais e mais dela (da solidão), e também do jeito como ela me afasta, tão delicadamente, dos meus próprios problemas.

17 comentários:

  1. Luucas,

    Esse é o post que mais gostei até agoora! :D
    LINDOO demaiss demais demais demais!
    Amei o parágrafo que fala das flores, e dessa frase: 'Cada dia coloca uma de cor diferente, e eu não sei se é pra mudar a flor ou a cor, que por mim tanto faz, afinal, gosto das duas coisas.'

    ...AMEI; TÁ MUITO LINDOOOOOO!

    Se cuidaaaaaaa!

    ps: não sei se realmente descobri quem é a flor mas creio que seje a pessoa que encontrou...tenho dúvida mas apostaria nela; por ser que nem uma flor, regada de olhar mas quieta por natureza!

    ResponderExcluir
  2. 'Sabe, no meio disso tudo, eu ainda consegui encontrar uma pessoa aqui, sim. Pra ser franco, não sei bem se é uma pessoa. O que eu sei é que ela senta todo dia no canto da minha cama, apenas pra ficar me olhando. Sempre coloca uma flor, toda manhã, no pote de manteiga vazio que fica em cima do meu criadomudo - Bom das flores é que elas não falam nada, não dão a entender, e muito menos desejam alguma coisa. São bonitas, simplesmente, por serem flores -. A flor de ontem era amarela, e a de hoje, azul. Cada dia coloca uma de cor diferente, e eu não sei se é pra mudar a flor ou a cor, que por mim tanto faz, afinal, gosto das duas coisas.
    Eu e ela, a gente não conversa, mas eu gosto de sua companhia mesmo assim. Com o tempo me acostumei com sua presença, e além do mais, ela me traz flores, de todas as cores, só pra me afastar dos problemas. Ela chega todo dia de manhã - é pontual - e vai embora só quando eu durmo. Sempre fica comigo em silêncio absoluto, analisando meu dia, como se estivesse estudando meu comportamento.'

    AMEII esse paraágrafoo!
    Hehehhehehehe

    ResponderExcluir
  3. Faço das suas as minhas palavras: seu gosto musical que é ótimo.
    Valeu pelo comentário, seu blog também será adicionado. Muito bom. Parabéns novamente.
    Hasta más.

    ResponderExcluir
  4. Mais um texto lindo! Gostei muito...

    Aceito, já fazes parte dos meus links ;)

    Fica bem :)

    ResponderExcluir
  5. Em Todos os seus post, sempre tem algo que me chama a atenção e me deixa pasmo,
    E dessa vez foi os amigos!! Nossa!! Você deveria ter pego mais leve com eles!! Dois morreram em um acidente, e um de overdose, devido a traição da namorada! Só eles e o cachorro.. kkk!!! Não me esqueço dele! Mais o que mais me chamou atenção foi o silêncio da jovem, que as vezes o deixava meio sem graça, e o melhor de toda a história é que ele tentava entender. Ele era apaixonado por ela, tenho certeza. E as flores que trazia cores ao silencio da paixão. Belíssimo o seu post. Espero ansioso pelo próximo.

    ResponderExcluir
  6. Muita interessante teu jogo com as palvras, o final surpreendente e o clímax pontual. Aliás, já tinha ouvido boas novas tuas de uma amiga, e resolvi conferir.
    Parabéns !

    ResponderExcluir
  7. olha o carinha de cima, o nome me parece familiar ehehehehe

    como já dito anteriormente, eu não faço comentários sobre seus textos pelo bem da minha auto-estima.

    ResponderExcluir
  8. Lucas querido, nossa a suadade que invademeu paito ja não tem nome, ahh tu faz falta no meu dia!
    mas tudo bem vamos ao conto!
    Bah achei bem bonito, e tu deixou teu leitor decidir se 'ela' existe ou não!
    ADOREI, muito bom como sempre parabens
    beijos

    ResponderExcluir
  9. "O segredo é nunca comparar com coisas melhores..."

    Isso torna tudo suportável.

    ResponderExcluir
  10. Os seus textos têm uma suavidade e delicadeza que respeitam o imaginar e pensar do leitor.

    ResponderExcluir
  11. Que sincero!

    Olha, concordo em muitas coisas com você...principalmente sobre o tema "explicações"...sempre acreditei que explicações são dispensáveis...e que 'a melhor forma de se ajudar é deixar tudo como está'.

    Gostei do seu blog, volto mais vezes =)

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. A solidão! Arrepia-me tanto, encho-me de medo só de pensar nele. Mas tu portas-te que nem um gerreiro, e em vez de combateres contra ela, tu juntas-te a ele, e com isso consegues mostrar que mesmo dando-se com a solidão todos os dias, tu mostras que és feliz, e que ela consegue te ajudar em momentos maus, pois tu perdeste teus amigos, "únicos" amigos de uma forma tão cruel, e mesmo assim, não desisitis-te! Mostras-te força e determinação mesmo na SOLIDÃO!
    Amei teu texto, escerves de uma formaa linda!
    E muito obrigado pela tua visita e comentário, amei o comentário, bigada e volta sempre que quiseres, serás sempre muito bem-vindo!

    |beijo|

    ResponderExcluir
  13. Lucas, essa daí me acompanha tb, senta do lado da cama, anda comigo na rua... enfim não me larga a danada nem quando estou com outras pessoas.. mas ela até que é boa companhia, e ainda é fiel. Ela não me traz flores mas me mostra cada cooooisa! hehe Curti muito seu espaço e muito obrigada pela sua visita, ao meu blog! Fique à vontade para Voltar!!

    Fica com Deus!
    Bjos
    =D

    ResponderExcluir
  14. ".Mas isso são coisas passageiras, só muda o jeito de passar, que no caso deles foi a morte."

    Com toda a força do Put. Que par.., no melhor sentido da palavra.
    Suas palavras me emocionam.

    "Talvez seja, assim, o melhor jeito de se ajudar, ou seja, deixando como está."

    Descobri a pouco o que é isso. Ajudar!

    Fica em paz.
    obs: meu blog não esta no seu =/, cara mal!

    Saudações

    o poeta morto.

    ResponderExcluir
  15. Ah, Que texto lindo!!!

    Adorei viu?

    Bjos em teu coração!

    ResponderExcluir
  16. o final é realmente muito bom, e suas palavras conseguiram passar o que você queria.

    ResponderExcluir
  17. lendo e me encantando.
    até agora este é meu preferido.
    Você passa sua alma pro que escreve, isso torna teu texto humano e real.
    Mas ao mesmo tempo a gente imagina o quanto tudo é tão impossivel.
    Lucas, não me canso de dizer: tens potencial :)

    ResponderExcluir